Vistorias Automotivas

Gostou? compartilhe!

As vistorias automotivas são procedimentos exigidos pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que tem como objetivo principal verificar se o veículo está em plenas condições de trafegar. Basicamente, a vistoria analisa as condições estruturais e de manutenção do carro de forma visual.

A vistoria verifica o estado de conservação de diversos itens, entre eles:

  • Pneus;
  • Retrovisores;
  • Motor;
  • Vidros;
  • Lanternas de freios;
  • Gravações do chassi;
  • Carroceria.

Além de analisar visualmente os aspectos físicos do veículo, o processo também verifica o histórico e a documentação do carro junto aos órgãos oficiais para atestar se ele está totalmente regularizado. Durante a vistoria também é verificado se há presença de equipamentos de segurança obrigatórios, tais como: extintores de incêndios, triângulo de sinalização, macaco de acordo com as características do veículo, entre outros. Ao fim, o profissional irá emitir um laudo com imagens e informações colhidas durante o processo.

A vistoria é obrigatória em trâmites de compra e venda de veículo e também em casos de mudança de estado ou município. O procedimento é extremamente importante não somente para a obtenção do laudo, mas também para trazer mais segurança e transparência aos processos e evitar que veículos fraudados possam circular nas vias.

É importante salientar que o processo deve ser realizado por uma empresa credenciada junto ao Detran, que possui profissionais habilitados e especializados para executar o serviço de acordo com as determinações do órgão legislador.

Vistoria Cautelar Ideal. Referência em vistoria veicular

A Vistoria Cautelar Ideal é uma especializada em vistoria veicular experiente no mercado que possui uma equipe de profissionais de elevada competência e especialização para a realização dos procedimentos.